segunda-feira, 9 de novembro de 2009

TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO



Título do projeto: Observação não-participante de um Açougue: Segurança no trabalho


Professora Orientadora: Leilah Santiago Bufrem


Autores: Ana Claudia Gelenski, Debora Czornobai Ferrari, Gabriela Rodrigues Dauricio e Rosa Luiza Brites Shtorache


Palavras-chave: Observação não-participante; Observação de Segurança no Trabalho; Observação não- participante em Açougue


Este projeto foi feito de forma integrada com o da matéria de Produtos e Serviços de Informação, ambos no 3º ano do curso, especificamente no 5º período.


O objetivo deste projeto foi implementar a técnica de observação não-participante na cidade de Curitiba dentro de Açougues de mercados associados ao Sindicato de Funcionários de Mercado (SIEMEC).


A observação não-participante é caracterizada pela observação do ambiente de estudo sem interferir no mesmo, sem a necessidade dos obsrevadores se infiltrarem no ambiente e exercerem as atividades pertencentes ao mesmo para fazer a análise dos fatos.


Outro ponto, é que este projeto serviu de base para o projeto de produtos, visto que foi possível fazer uma ampla coleta de dados com a aplicação da técnica de observação.


O foco da observação eram funcionários que trabalhavam com materiais perigosos e cortantes, tais como: facas, moedores de carne e cortadores de carne, que podem causar acidentes de trabalho a aqueles que os manuseiam.


Selecionamos aleatoriamente um mercado associado ao SIEMEC dentro da cidade de Curitiba e realizamos a observação não-participante enfocando os métodos utilizados pelos açougueiros de modo a garantir sua segurança e higiene no ambiente de trabalho.


Por fim, após a aplicação da técnica chegamos a algumas conclusões:


a) os açougueiros utilizam apenas alguns itens de segurança, não todos os necessários para garantir sua segurança total no ambiente de trabalho;


b) a higienização dos açougueiros ao manusear as carnes não as melhores, visto que apenas lavam as mãos mas não utilizam luvas;


c) durante a observação não ocorreram acidentes.


Diante das conclusões principais retiradas com a técnica de observação, notamos que os profissionais que trabalham no açougue estão mais preocupados em manter seus empregos do que com sua segurança e higiene. Porém, este fato se deve a falta de orientação recebida pelos mesmos logo no início do emprego, visto que não possuem um material que os auxiliem na realização das tarefas, além das orientações serem passadas apenas verbalmente.


Para tentar minimizar estes problemas, criamos um produto de informação para prestar este auxílio aos açougueiros, fato este explorado no projeto de Produtos e Serviços de Informação.



2 comentários:

  1. A técnica de observação é muito eficiente para conhecer o ambiente de forma mais subjetiva, sem tanta objetividade. Assim, você acredita que apenas está técnica é eficaz como ferramenta para coleta de dados?

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosa.. então.. acredito que não. Embora a observação seja eficiente para conhecer o ambiente de estudo, somente esta técnica não declara a realidade dos dados, pois o observador envolve sua subjetividade e percepção no momento da observação. Então, para obter dados mais expressivos sugiro que a técnica de observação seja feita e que seja utilizada também outra técnica, por exemplo entrevista, questionário, entre outros, dependdo do contexto e profundidade da pesquisa.

    ResponderExcluir