sábado, 7 de novembro de 2009

ONTOLOGIA E TAXONOMIA DO CONHECIMENTO


Título do projeto: OntoEdit


Professor Orientador: Mauro José Belli


Autores: Ana Claudia Gelenski, Juliana Moraes, Lenísia Monteiro e Rosa Luiza Brites Shtorache


Palavras-chave: Hierarquia de termos; Base de Conhecimentos; Ferramentas de Ontologia; OntoEdit.


Este projeto foi elaborado no 2º ano de curso e teve como objetivo estudar as ontologias perante o aspecto de uma ferramenta especial, a OntoEdit.


Ontologia é um conjunto de termos relacionados hierarquicamente para descrever um domínio que pode ser usado como um esqueleto para uma base de conhecimentos.


Para tal, as ferramentas de ontologia auxiliam na montagem desta, e necessitam conter facilidade de uso, interoperabilidade de sistemas e entendimento de interface por parte dos usuários.


A ferramenta OntoEdit foi criada pela empresa Onterprise e auxilia no desenvolvimento e manutenção de ontologias. Esta ferramenta possui todos os aspectos descritos nos requisitos que uma ferramenta de tal porte deve conter, e além disso possui suporte para o desenvolvimento de ontologias em multi-idiomas, onde os conceitos são relacionados de forma hierárquica através de relações locais e globais dos mesmos.


Para se construir uma ontologia com a OntoEdit primeiramente deve-se coletar os conceitos relevantes para o domínio a ser descrito. Logo após esta especificação de requisitos é feito um refinamento dos conceitos de forma hierárquica, com suas propriedades, além da aplicação desta ontologia.


A avaliação da ontologia é a última etapa, feita em seguida para comprovar a utilidade da ontologia e do software.


As vantagens da OntoEdit giram principalmente em torno da possibilidade de alteração das ontologias criadas, da utilização do ambiente Java, do suporte a ontologia de diversos idiomas e da possibilidade de uso da versão free do software.


Apesar disso, a ferramenta possui desvantagens, como o difícil acesso mesmo com a versão free, a similaridade de ferramentas disponíveis, não suporte a backup de ontologias e perda de informações nas versões de ontologias traduzidas.


Por fim, concluo que existe uma grande quantidade de informações tanto na Web como fora dela, e para ajudar a gerenciar e entender tais informações pode-se usar as ontologias de forma a auxiliar na representação hierárquica de conhecimentos advindos destas informações, mostrando o grau de relacionamento entre eles. Para tal, as ferramentas de ontologia vêm para facilitar o processo, permitindo que as ontologias sejam criadas e disponibilizadas na Internet permitindo a usabilidade destas perante uma quantidade ilimitada de usuários.


Um comentário:

  1. estava procurando algo para complementar meu trabalho e te achei.


    obrigado Ana Claudia

    ResponderExcluir