domingo, 8 de novembro de 2009

POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO


Título do projeto: Políticas de Informação em empresa de Tecnologia da Informação


Professora Orientadora: Patrícia Zeni Marchiori


Autores: Ana Claudia Gelenski, Bruno Périco, Debora Czornobai Ferrari, Gabriela Rodrigues Dauricio, Rosa Luiza Brites Shtorache e Rubens Fernandez Alcaraz


Palavras-chave: Políticas em Tecnologia da Informação; Políticas do Estado; Leis e normas de Tecnologia da Informação


O projeto foi realizado no 2º ano do curso, mais especificamente no 4º semestre e teve como objetivo analisar as políticas de informação da empresa Premier IT do setor de Tecnologia da Informação (TI), bem como as políticas de informação do Estado, incorporadas nas atividades e normas internas da empresa.


A empresa estudada para realização do projeto se localizada em Curitiba – PR, e atua terceirizando soluções de Tecnologia da Informação, desenvolvendo e implementando soluções de TI para seus clientes.


As políticas envolvidas nas atividades da empresa são chamadas de “políticas de utilização da rede” que incluem o uso de correio eletrônico, acesso a Internet, comunicação por voz, uso de impressoras e as punições quanto a violação desta política. Outras políticas também estão envoltas a empresa, no entanto são implícitas.


Para tal, fizemos uma análise das normas da empresa em consonância com as políticas do Estado no tocante à privacidade das informações, a Propriedade Estadual, aos Direitos Autorais no caso da empresa criar soluções de TI, com relação aos Arquivos Públicos e Privados, a Proteção ao Consumidor e a Comunicação.


Após esta análise, foi proposto um novo modelo de política para a Premier IT, incorporando regras e normas atualizadas e modificadas e principalmente considerando as regras do Estado do Paraná.


Além das normas já contidas na política da empresa, acrescentamos aquelas implícitas que acabam por confundir os funcionários no momento de cumpri-las, como quanto ao uso de dispositivos removíveis e quanto a Gestão de Documentos, entre outras.


O aspecto das punições não foram modificados, visto que estavam em consonância com a legislação vigente.


Ao final do projeto conclui-se que as políticas de informação são extremamente necessárias dentro das empresas, visto que auxilia no comportamento dos funcionários e garantindo que a empresa siga a legislação prevista. Porém as normas previstas nas políticas devem estar completamente explícitas, caso contrário acabam por fazer com que os funcionários da empresa desconheçam as mesmas e não as cumpram.


Por fim, o aspecto relacionado às punições deve estar bem escrito, fazendo com que sejam entendidos o que acontece no caso de descumprir a política da empresa, pois se não for bem entendido os funcionários da mesma podem deixar de cumprir as normas visto que não perceberão as conseqüências de tal comportamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário