sexta-feira, 6 de novembro de 2009

GESTÃO DE NEGÓCIOS


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Título do projeto: Plano de Negócios



Professor Orientador: José Simão de Paula Pinto.



Autores do projeto: Ana Claudia Gelenski, Debora Czornobai Ferrari, Gabriela Rodrigues Dauricio e Rosa Luiza Brites Shtorache



Palavras-chave: Planejamento; Plano de Negócios; Salgados Congelados.



O projeto foi desenvolvido no 3º ano do curso, especificamente no 5º semestre e teve como meta principal a elaboração de um plano de negócios para uma empresa. Escolhemos a empresa Ferrari Alimentos Congelados - FAC que ainda não existia enquanto estrutura física.



Para que o plano fosse realizado foi feita uma análise de diversos pontos perante a empresa, tais como lucratividade, custos, pay back, rentabilidade, ponto de equilíbrio, dentre outros capazes de identificar qual o faturamento da empresa durante os meses do ano.



A estrutura da empresa no tocante aos recursos humanos também foi levantado, bem como aspectos tributários, missão, fonte de recursos, capital social e forma jurídica. Tais pontos permitiam mapear de que forma a empresa receberia o capital, recursos financeiros e humanos para entrar em funcionamento, além dos tributos que deveria pagar.



No entanto, um fator chave para a empresa entrar no mercado é o interesse dos clientes no produto comercializado por ela, e no caso, a empresa trabalharia com panificadoras e lanchonetes do ramo fazendo a distribuição dos salgados, os consumidores finais estariam englobados como clientes das panificadoras e lanchonetes, e não da FAC especificamente.



Além do estudo de clientes, o plano identificou a concorrência da empresa e os potenciais fornecedores, pois sem saber como os concorrentes trabalham a FAC não conseguiria se posicionar no mercado e sem os fornecedores não haveria produção de salgados.



Para identificar a estratégia de negócio a ser adotada pela FAC foi feita uma análise SWOT de forma a apresentar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que cercam a empresa. Com base nesta análise, foi definida que a estratégia da empresa se basearia na liderança em custos e na diferenciação do produto.



O plano de marketing da FAC foi baseada na Internet através de um site da empresa, na entrega de folders e na amostra grátis do produto de forma a conquistar clientes. A forma de comercialização foi definida através de atendimento telefônico ou pessoalmente na empresa.



Após as considerações e todos os estudos contidos no plano de negócios, concluímos que a abertura da empresa seria viável, pois teria capital para início do negócio e, além disso, foi confirmada através dos cálculos que a empresa teria lucro. Mas acima disto, concluímos que é difícil mensurar o futuro, e neste projeto a principal tarefa foi justamente esta, apresentar como a empresa iria após sua suposta abertura, quanto de recursos iria precisar para sobreviver, qual o ambiente no qual estaria sobrevivendo para aí sim tomar a decisão de abrir ou não o empreendimento.



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