sábado, 7 de novembro de 2009

INFORMAÇÃO, CULTURA E TECNOLOGIA


Título do projeto: Rádio e Informação


Professora Orientadora: Doutora Leilah Santiago Bufrem


Autores: Ana Claudia Gelenski, Gabriela Rodrigues Dauricio, Marcel Cordeiro e Rosa Luiza Brites Shtorache


Palavras-chave: Rádio no Brasil; Transmissão da Informação;


Este projeto foi feito no primeiro ano do curso, e teve como objetivo principal apresentar a influência do Rádio na transmissão de informações na Sociedade Brasileira.


No ano de 1923 o rádio foi introduzido no Brasil, e na década de 40 chamada "Época de Ouro no Rádio" é que este meio de comunicação se tornou um verdadeiro avanço tecnológico.


A partir dai, todas as décadas subsequentes utilizaram o rádio para comunicação de informações para a Sociedade Brasileira.


Atualmente outros meios de transmissão são utilizados, tais como a televisão e a Internet. Diante disso, analisamos se o rádio ainda exerce influência na transmissão de informações mesmo com todo o avanço tecnológico da época atual.


De acordo com a pesquisa realizada perante as classes sociais, observamos que o rádio é utilizado pela população com um nível econômico mais elevado somente para entretenimento, visto que a busca por informações é feita pela Internet. As demais classes ainda utilizam o rádio como meio de se manterem informados.


Este fato também é apontado na pesquisa por faixa etária, onde os jovens utilizam o rádio para entreter-se e as pessoas com mais idade utilizam como meio de obter informações.


Perante as localidades geográficas do país, observou-se que o rádio é utilizado de forma diferenciada, em alguns locais tem uso mais reservado dando-se preferência para a televisão e a Internet, enquanto que em outros, o rádio é o principal meio de transmissão de informações visto que a televisão e a Internet ainda não possuem alcance a estes locais mais distantes.


Sob o quesito da profissão, a maioria das pessoas utiliza meios de transmissão de informações mais atuais do que o rádio, devido a rapidez na passagem e no recebimento destas informações. O rádio é, portanto, um meio de entretenimento.


Diante de todos os aspectos estudados concluímos que o rádio ainda é utilizado no Brasil, mas não com o mesmo objetivo para o qual foi criado: transmitir informações. Este fato se deve, pois outros meios de comunicação foram criados, e estes assumem maior importância devido à rapidez e simplicidade que exercem na comunicação, tornando-se mais ágil do que o rádio. Este, portanto não foi esquecido, mas continua sendo usado como forma de entretenimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário