sábado, 7 de novembro de 2009

INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIA


Título do projeto: Estratégia aplicada a empresa Canilto Serviços de Obras Civis Ltda


Professor Orientador: Newton Corrêa de Castilho Junior


Autores: Ana Claudia Gelenski, Debora Czornobai Ferrari, Gabriela Rodrigues Dauricio e Rosa Luiza Brites Shtorache


Palavras-chave: Posicionamento de mercado; Estratégia de diferenciação.


Este projeto foi feito no 3º ano do curso e teve como objetivo a criação de estratégias que ajudassem a empresa estudada a crescer e obter um melhor posicionamento no mercado. A Canilto é uma empresa que se situa num ambiente de muita rivalidade, onde a disputa pelos clientes acontece através dos preços.


De acordo competências essenciais da empresa em reformas em geral e no gerenciamento de projetos, foram adotadas estratégias de negócio, crescimento e colaboração de forma a permitir que a Canilto se posicione melhor no mercado em que compete e que adquira mais clientes.


A estratégia de negócio teve o foco na diferenciação, onde os serviços prestados pela empresa teriam mais qualidade e segurança, diferente do resto do mercado que tem foco na liderança por custos.


Já a estratégia de crescimento teve como meta aumentar a participação da Canilto no mercado do setor de construção civil.


Por fim, a estratégia de colaboração buscou uma aliança estratégica sem a participação acionária dos fornecedores da Canilto. Esta colaboração permitiria que a empresa obtivesse matéria-prima independente das condições do mercado e em troca, os fornecedores teriam para quem vender seus produtos sem deixá-los de lado durante uma instabilidade de mercado.


Através deste projeto, concluímos que toda empresa deseja crescer e posicionar-se no mercado de forma a obter mais clientes e lucro do que os concorrentes. Para tal, é necessário que esta estude o ambiente ao qual se insere e adote estratégias que a levem a seguir o caminho almejado.


Somente com a formulação de estratégias bem definidas que as empresas poderão aproveitar oportunidades advindas do mercado ao qual competem e também se sobressair perante a concorrência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário