segunda-feira, 9 de novembro de 2009

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO


Título do projeto: Ferramentas de Gestão da Segurança da Informação


Professora Orientadora: Doutora Denise Fukumi Tsunoda


Autores: Ana Claudia Gelenski, Gilberto de Moura Sanchez, Marcel Cordeiro e Rosa Luiza Brites Shtorache


Palavras-chave: Segurança da Informação; Ferramentas de Gestão; Segurança na Internet.


Este projeto foi realizado logo no 1º ano do curso, especificamente no 2º semestre e teve como objetivo apresentar o que a Segurança da Informação e algumas Ferramentas de Gestão da Segurança da Informação.


Para tal, a Segurança da Informação é dada pelo cuidado e pela proteção de informações importantes e essenciais para uma empresa. Esta proteção deve ser feita, visto que a empresa está em comunicação constante com clientes, fornecedores entre outros por meio da Internet, e esta é um grande foco de vulnerabilidades, roubos e fraudes de informação.


A Gestão da Segurança da Informação pode ser feita através do uso de anti-vírus, firewalls, autenticação, criptografia, além do uso de softwares de Gestão que auxíliam na Segurança das informações.


As ferramentas de gestão dispostas são: Tcp_wrapper; Crack (sistema UNIX); Crack; Tripewire; SATAN; Tiger; Gabriel; ISS (Internet Security Scanner); SAINT (Security Administrator’s Integrated Network Tool); IDS (Intrusion Detection System); Biometria; Criptografia e o Monitoramento de e-mail.


Ao final do projeto, acrescentamos um estudo de caso envolvendo o monitoramento de e-mail em uma oraganização, que devido ao fato do envio de e-mails impróprios para as atividades da empresa, acabava atrapalhando na execução de atividades importantes para a mesma. Após a implantação do monitoramento, a empresa passou a poduzir mais e diminuir o tempo ocioso de seus funcionários que utilizavam o e-mail apenas para fins profissionais.


Por fim, pode-se concluir que as ferramentas de gestão são essenciais em organizações e mesmo no cotidiano de internautas, pois auxiliam na diminuição de vulnerabilidades e roubos ao qual estão sujeitos durante uma transação pela Internet.


Tais ferramentas estão sendo constantemente atualizadas, de forma a garantir a Segurança da Informação, seja esta de qualquer formato ou tipo, visto que as pragas da Internet e os indivíduos mal intencionados estão aumentando conforme a esta atinge um número maior de adeptos.


TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO



Título do projeto: Observação não-participante de um Açougue: Segurança no trabalho


Professora Orientadora: Leilah Santiago Bufrem


Autores: Ana Claudia Gelenski, Debora Czornobai Ferrari, Gabriela Rodrigues Dauricio e Rosa Luiza Brites Shtorache


Palavras-chave: Observação não-participante; Observação de Segurança no Trabalho; Observação não- participante em Açougue


Este projeto foi feito de forma integrada com o da matéria de Produtos e Serviços de Informação, ambos no 3º ano do curso, especificamente no 5º período.


O objetivo deste projeto foi implementar a técnica de observação não-participante na cidade de Curitiba dentro de Açougues de mercados associados ao Sindicato de Funcionários de Mercado (SIEMEC).


A observação não-participante é caracterizada pela observação do ambiente de estudo sem interferir no mesmo, sem a necessidade dos obsrevadores se infiltrarem no ambiente e exercerem as atividades pertencentes ao mesmo para fazer a análise dos fatos.


Outro ponto, é que este projeto serviu de base para o projeto de produtos, visto que foi possível fazer uma ampla coleta de dados com a aplicação da técnica de observação.


O foco da observação eram funcionários que trabalhavam com materiais perigosos e cortantes, tais como: facas, moedores de carne e cortadores de carne, que podem causar acidentes de trabalho a aqueles que os manuseiam.


Selecionamos aleatoriamente um mercado associado ao SIEMEC dentro da cidade de Curitiba e realizamos a observação não-participante enfocando os métodos utilizados pelos açougueiros de modo a garantir sua segurança e higiene no ambiente de trabalho.


Por fim, após a aplicação da técnica chegamos a algumas conclusões:


a) os açougueiros utilizam apenas alguns itens de segurança, não todos os necessários para garantir sua segurança total no ambiente de trabalho;


b) a higienização dos açougueiros ao manusear as carnes não as melhores, visto que apenas lavam as mãos mas não utilizam luvas;


c) durante a observação não ocorreram acidentes.


Diante das conclusões principais retiradas com a técnica de observação, notamos que os profissionais que trabalham no açougue estão mais preocupados em manter seus empregos do que com sua segurança e higiene. Porém, este fato se deve a falta de orientação recebida pelos mesmos logo no início do emprego, visto que não possuem um material que os auxiliem na realização das tarefas, além das orientações serem passadas apenas verbalmente.


Para tentar minimizar estes problemas, criamos um produto de informação para prestar este auxílio aos açougueiros, fato este explorado no projeto de Produtos e Serviços de Informação.



SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

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Título do projeto: Sistemas de Informação


Professor Orientador: Newton Corrêa de Castilho Junior


Autores: Ana Claudia Gelenski, Gabriela Rodrigues Dauricio, Juliana Moraes, Lenísia Monteiro e Rosa Luiza Brites Shtorache


Palavras-chave: Recuperação de Informação; Sistema de Informação Transacional; Organização da Informação.


Este projeto foi elaborado no 1º ano do curso, no 2º semestre e teve como objetivo auxiliar a empresa Canilto Serviços de Obras Civis Ltda a resolver o problema de dificuldade no acesso à informações dentro do arquivo e das pastas da empresa. Tal problema ocorria devido a falta de organização do arquivo gerando a falta de rapidez no encontro de informações necessárias.


Para tal sugerimos a implantação de um sistema de informação (S.I.) eliminando os arquivos de papel desnecessários e centralizando as informações para o melhor aproveitamento do sistema.


O SI foi escolhido com base nos requerimentos dos usuários, dentre eles cita-se: a agilidade do sistema, a centralização das informações num único lugar, a rapidez no tempo de resposta do sistema, o baixo custo na manutenção, a simplicidade do sistema, dentre outros.


Após o levantamento destes critérios, escolhemos pela implantação do Sistema de Informação Transacional (Transaction Processing Systems- TPS), um banco de dados que deverá apresentar diversos registros das diversas funções e atividades exercidas na empresa, tais como o cadastro de clientes e fornecedores, uma tabela de materiais e custos, uma tabela que expõe os projetos em andamento e os pedidos dos clientes, entre outras que servirão de base para a organização dos serviços executados na empresa.


Por fim, a implementação do software foi determinada da seguinte maneira: primeiramente eliminando-se os papéis desnecessários das pastas, depois digitalizando os dados e documentos e tornando-os disponíveis na base de dados, e através dos programas de treinamento, auxiliar os funcionários na busca de informações dentro dessa base de dados e finalmente fazer com que essas informações estejam acessíveis a todos os setores da empresa, ocorrendo assim, através da rede banda larga, a transmissão e atualização dessas informações.


Com a finalização deste projeto concluímos que os Sistemas de Informação são atualmente a base para todo o processo de produção e administração de uma empresa. Para tal, estes sistemas devem estar se renovando para continuar atendendo a demanda da empresa.


Foi comprovado tal fato, pois a Canilto utilizava somente arquivos em formato papel e estes não estavam sendo úteis na recuperação de informações da empresa. logo a solução encontrada foi atualizar este sistema numa tecnologia ainda não utilizada pela Canilto, mostrando os benefícios de se aderir ao novo SI de forma a preencher as lacunas deixadas pelo SI antigo.


SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Título do artigo: Segurança da Informação sobre o aspecto da Internet

Professor Orientador: Mauro José Belli

Autora: Ana Claudia Gelenski

Palavras-chave: Segurança da Informação; Riscos da Internet; Privacidade na Internet; Fraudes na Internet; Códigos Maliciosos; Malware.

Este artigo foi produzido no 3º ano do curso, exatamente no 5º período e teve como objetivo apresentar alguns aspectos sobre a Segurança da informação no tocante ao uso da Internet.

Com o surgimento da Internet houve a facilidade para o envio e recebimento de informações entre os usuários, bem como rapidez nas transações comerciais. Porem surgiram também métodos para que as informações fossem manipuladas, fraudadas e principalmente furtadas. Para tal, existe a necessidade de manter certo cuidado quanto o acesso à rede, criando senhas de acesso e outros procedimentos para tentar preservar informações pessoais garantindo a segurança das mesmas, evitando que os computadores sejam invadidos pelas diversas pragas espalhadas pela Internet, ou mesmo por ataques via Engenharia Social. As pragas e devem ser estudadas a fundo, entendendo o modo como agem tanto em computadores com rede cabeada (Banda Larga), quanto rede sem fio (Wireless), bem como quais as maneiras de combatê-las.

PRODUTOS E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO


Título do projeto: Segurança no Trabalho para Açougueiros


Professora Orientadora: Doutora Maria do Carmo Duarte Freitas


Autores: Ana Claudia Gelenski, Debora Czornobai Ferrari, Gabriela Rodrigues Dauricio e Rosa Luiza Brites Shtorache


Palavras-chave: Segurança em Açougues; Segurança no Trabalho; Acidentes de Trabalho; Higiene no Ambiente de Trabalho.


O projeto realizado nesta disciplina foi elaborado no 5º período do curso, exatamente no 3º ano e tratava-se da criação de um produto de informação que auxiliasse na redução de acidentes de trabalhos dentro de açougues de mercados associados ao Sindicato de Funcionários de Mercado (SIEMEC).


Fizemos um levantamento de tempo, custos, qualidade, recursos humanos, riscos referentes ao projeto e materiais necessários para a produção do produto, bem como um levantamento do processo sistêmico produtivo do mesmo, desde a entrada de materiais até a finalização da impressão.


Este produto deveria ser resistente para que não fosse estragado e nem extraviado no dia-a-dia, e ao mesmo tempo deveria passar o maior número de informações relevantes ao contexto dos açougueiros.


Para tal estudamos todos os aspectos relacionados tanto ao escopo do projeto quanto ao escopo do produto e ao ciclo de vida do mesmo.


As informações que estariam dispostas no produto foram pesquisadas com base em um questionário aplicado a uma amostra de açougueiros associados ao SIEMEC e também através de materiais bibliográficos, por fim analisadas e escolhidas em torno de:


- O que fazer no caso de acidentes de trabalho como cortes e machucados;


- Como preservar a higiene dos açougueiros e do local de trabalho;


- Quais os equipamentos de segurança estão disponíveis e deveriam ser utilizados pelos açougueiros.


Através do questionário, coletamos informações sobre os perfis dos açougueiros perante dados como idade, escolaridade, entre outros. Diante disso, constatamos que o produto de informação deveria conter uma linguagem simples, de fácil entendimento, tendo em vista os perfis dos usuários do produto (açougueiros).


Com base em todas as informações coletadas optamos por fazer um banner com as informações já supracitadas, e para despertar o interesse dos açougueiros em relação ao produto, colocamos uma pequena tira em quadrinhos que apresentava a falta de segurança no trabalho nos açougues de uma forma bem humorada, sem esquecer-se de respeitar requisitos legais vigentes pesquisados anteriormente, bem como aspectos ergonômicos e de design.


Para nos auxiliar na montagem de um protótipo deste produto recebemos ajuda de diversos profissionais, entre eles um Técnico em Segurança do Trabalho, um Designer gráfico e um Comunicador Social.


Por fim, esclarecemos que o produto seria colocado dentro dos vestiários dos açougueiros, pois no açougue não é permitido visto que há regulamentações tanto quanto a Vigilância Sanitária quanto ao ambiente.


Com a finalização do projeto concluímos que é difícil criar um produto de informação, pois deve ser bem estruturado levando em consideração as distinções das pessoas na forma de interpretar uma informação. Além disso, o produto conta com a ajuda de profissionais de diversas áreas, e para isso é necessário um consenso e um foco na resolução do problema proposto, garantindo que o produto de fato satisfaça a necessidade informacional.