quinta-feira, 5 de novembro de 2009

GESTÃO DE DOCUMENTOS



Título do projeto: Visualização e saída de imagens


Professor Orientador: Doutor Egon Walter Wildauer


Autores do projeto: Ana Claudia Gelenski, Debora Czornobai Ferrari, Gabriela Rodrigues Dauricio, Rosa Luiza Brites Shtorache e Rubens Rodrigues Fernandez Alcaraz


Palavras-chave: Dispositivos de saída; Saída de imagens; Visualização de imagens.


O objetivo deste projeto é mostrar os principais dispositivos de saída de imagens existentes, bem como a evolução dos mesmos.


Este projeto foi realizado no segundo ano de curso, no 4º semestre e concluído no mesmo período.


Os dispositivos discutidos no projeto incluíam: monitores de vídeo, Painéis, plotters, impressoras e faz.


Sobre os monitores de vídeo apresentamos a diferença de visualização em monitores mono e policromáticos, destacando a diferença entre os monitores de Liquid Crystal Display (LCD) e os de plasma, além de considerações sobre o monitor Thin film Transistor (TFT) e os de tubo de raio catódico (CRT), mais conhecido e utilizado atualmente.


Em seguida, focamos no âmbito dos painéis eletrônicos formados através da combinação de três leds, vermelho, verde e amarelo. Tais painéis são muito utilizados para propagandas, sendo este um meio duradouro, ágil, atual e rápido de passar informações aos consumidores.


Sob as impressoras, mostramos mais do que o simples funcionamento da mesma, mas sim apontamos a evolução das impressoras, advindas inicialmente das impressoras de impacto que imprimia lentamente as páginas, passando pelas impressoras matriciais, de linha, as chamadas margaridas, as sem impacto e evoluindo finalmente para modelos mais atuais, como as impressoras a lazer, a jato de tinta e a térmica.


Apresentamos também o plotter, um dispositivo com funcionalidade semelhante as impressoras porém com ênfase principalmente em projetos de engenharia e desenhos arquitetônicos.


Por fim, apresentamos um dispositivo antigo mas qual ainda é utilizado por algumas empresas: o fax. Aliado ao fax está a Internet, proporcionando atualmente o mesmo serviço exercido pela máquina através de um Servidor Fax. Esta inovação garante custos mais baixos no envio de documentos, nas impressões exageradas e nas ligações telefônicas visto que utiliza como base de envio a Internet.


Com o projeto concluímos que cada vez a Gestão de documentos está incorporada às organizações, e que, para que os documentos sejam recuperados, visualizados e posteriormente utilizados, se faz necessário o uso de dispositivos de saída cada vez mais eficientes. Aliado a esta eficiência é que surgem os meios modernos de Gestão de documentos.


DEMANDAS DE INFORMAÇÃO



Título do projeto: Análise das fontes de informação para a área de Medicina Veterinária do estado do Paraná


Professora orientadora: Doutora Maria do Carmo Duarte Freitas


Professor orientador: Bruno Fernandes de Oliveira


Autores do projeto: Ana Claudia Gelenski, Debora Czornobai Ferrari, Gabriela Rodrigues Dauricio e Rosa Luiza Brites Shtorache


Palavras-chave: Demandas de Informação; Fontes de Informação; Animais de pequeno porte; Medicina Veterinária.


O projeto foi realizado no segundo de curso, especificamente no 4º semestre e tinha como objetivo identificar e analisar a demanda de informação dos Médicos Veterinários cadastrados no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do Estado do Paraná, especializados em animais de pequeno porte.


Escolhemos este setor, pois não existia muitas fontes de informação onde os Médicos Veterinários pudessem se basear em caso de necessidade.


Para tal, após identificar a demandas dos Médicos Veterinários, coletamos informações sobre as fontes relevantes para esta demanda e proporíamos uma lista de fontes baseadas os critérios: relevância da fonte para a demanda, confiabilidade da fonte e consistência nas informações.


A demanda identificada girava em torno de informações científicas no âmbito de tratamentos para os animais de pequeno porte.


Logo após avaliamos fontes eletrônicas perante os critérios já citados e todas eram bem vistas perante os mesmos, sendo avaliadas como atendendo de 80% a 100% dos critérios.


No entanto, somente as fontes eletrônicas não eram suficientes, visto que alguns Médicos Veterinários preferiam revistas em formato papel e inclusive recebiam uma delas gratuitamente, visto que pertenciam ao CRMV - PR. O fato principal de pesquisa de outras fontes se justificava pois a revista gratuita disponibilizada pelo CRMV-PR não supria tal demanda.


A revista Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia e Pesquisa Veterinária Brasileira apresentaram alto índice de relevância, confiabilidade e consistência de informações. Além disso, estão dispostas gratuitamente na base de periódicos Scielo.


Outra revista bem avaliada e gratuita é a Revista Científica Eletrônica de Medicina de Veterinária, que como o próprio nome exalta é eletrônica.


Por fim, a última revista avaliada estava bem focada na demanda identificada, no entanto não era gratuita, mas algumas partes da mesma estavam disponíveis gratuitamente. Esta por sua vez, possuía alta relevância, confiabilidade e consistência de informações.


Após a finalização do estudo, concluímos que devido ao fato do CRMV-PR não suprir a demanda informacional dos Médicos Veterinários, outras fontes poderiam e deveriam ser pesquisadas, porém sem esquecer de analisar critérios importantes que tornam as mesmas de qualidade, com informações atuais e pertinentes à demanda. Por fim, outro ponto percebido é que por disponibilizar informações diretas aos Médicos Veterinários tanto o site quanto a revista do CRMV-PR deveriam melhorar nos quesitos informacionais de forma a suprir de maneira eficiente as necessidades informacionais dos Veterinários cadastrados no Conselho.


ANÁLISE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO


Título do trabalho: Análise da confiabilidades dos sites utilizando o algoritmo J48 do ambiente Weka


Autores do trabalho: Ana Claudia Gelenski, Juliana Moraes, Lenísia Monteiro, Marcel Cordeiro e Rosa Luiza Brites Shtorache


Professor orientador: José Simão de Paula Pinto


Palavras-chave: Descoberta de Informação; Mineração de dados; Árvores de Decisão; Confiabilidade dos Sites.


No primeiro ano de curso, especificamente no 2º semestre foi realizado este trabalho com o objetivo de utilizar o algoritmo J48 do ambiente Weka de forma a entender o resultado de uma análise da confiabilidade dos sites.


Os atributos identificados para a análise de confiabilidade foram: quanto ao número de acessos ao site, se o site possuía certificado de segurança, se as fontes de informação eram seguras e confiáveis, se possuíam código aberto e se eram confiáveis sob nossa perspectiva.


Os resultados apresentados com o programa foram os seguintes:


• Todas as vezes em que os sites possuíam código aberto não eram considerados confiáveis;


• O número de acesso aos sites não influenciava na confiabilidade dos mesmos;


• Quando as fontes de informação eram seguras e confiáveis, o programa considerava o site confiável;


• No caso do site possuir fontes seguras e confiáveis e certificado de segurança, mas também código aberto, era avaliado como não confiável;


• Não possuindo fontes seguras e confiáveis, nem código aberto, mas sim certificado de segurança o site era avaliado como confiável;


• No caso de não possuir certificado de segurança, o site não era confiável.


A conclusão final retirada pela equipe é que o Weka é útil para análises deste tipo, no entanto o resultado mostrado não foi novidade, pois o ambiente apresentou confiabilidade de 50% aos sites pesquisados, logo qualquer site precisa conter o máximo de proteção através de certificados de segurança, utilizando fontes seguras e confiáveis, e não utilizando código aberto para que sejam considerados confiáveis, e mesmo assim não possuirá confiabilidade 100% reconhecida.


Após a conclusão apresentada pelo Weka e da interpretação feita pelo grupo, o trabalho foi finalizado e entregue.


Gestão da Informação... o que é?


Inicialmente considero necessário apresentar algumas noções sobre o curso e sobre o profissional formado por ele.


O curso é formado por três bases: Ciência da Informação, Administração e Tecnologia da Informação (TI). Tem duração de 4 anos, especificamente 8 semestres.


No entanto, o Gestor da Informação acaba por possuir um formação multidisciplinar, sempre beirando estas três áreas.


O Gestor da Informação é o profissional capaz de identificar, coletar, tratar, registrar, utilizar e disseminar as informações de uma empresa de forma a possibilitar uma tomada de decisão rápida, eficiente e segura, apoiada pela Tecnologia da Informação.


Por ser um profissional multidisciplinar, o Gestor da Informação possui noções de diversas áreas de mercado, tais como: Marketing, Design, área administrativa de empresas, dentre outras.


Para tanto, o Gestor é capaz de atuar em áreas relacionadas ao tripé do curso já citado, cabendo apenas ao interesse do mesmo.


Para enfatizar a gama de possibilidades de atuação de um Gestor da Informação, a seguir apresento alguns trabalhos realizados por mim e outros colegas até o 6º semestre de curso, e peço que em caso de qualquer dúvida ou curiosidade você entre em contato comigo para que eu possa esclarecer, e é claro COMENTÁRIOS AO BLOG SÃO MUITO BEM-VINDOS!