sábado, 7 de novembro de 2009

ONTOLOGIA E TAXONOMIA DO CONHECIMENTO


Título do projeto: OntoEdit


Professor Orientador: Mauro José Belli


Autores: Ana Claudia Gelenski, Juliana Moraes, Lenísia Monteiro e Rosa Luiza Brites Shtorache


Palavras-chave: Hierarquia de termos; Base de Conhecimentos; Ferramentas de Ontologia; OntoEdit.


Este projeto foi elaborado no 2º ano de curso e teve como objetivo estudar as ontologias perante o aspecto de uma ferramenta especial, a OntoEdit.


Ontologia é um conjunto de termos relacionados hierarquicamente para descrever um domínio que pode ser usado como um esqueleto para uma base de conhecimentos.


Para tal, as ferramentas de ontologia auxiliam na montagem desta, e necessitam conter facilidade de uso, interoperabilidade de sistemas e entendimento de interface por parte dos usuários.


A ferramenta OntoEdit foi criada pela empresa Onterprise e auxilia no desenvolvimento e manutenção de ontologias. Esta ferramenta possui todos os aspectos descritos nos requisitos que uma ferramenta de tal porte deve conter, e além disso possui suporte para o desenvolvimento de ontologias em multi-idiomas, onde os conceitos são relacionados de forma hierárquica através de relações locais e globais dos mesmos.


Para se construir uma ontologia com a OntoEdit primeiramente deve-se coletar os conceitos relevantes para o domínio a ser descrito. Logo após esta especificação de requisitos é feito um refinamento dos conceitos de forma hierárquica, com suas propriedades, além da aplicação desta ontologia.


A avaliação da ontologia é a última etapa, feita em seguida para comprovar a utilidade da ontologia e do software.


As vantagens da OntoEdit giram principalmente em torno da possibilidade de alteração das ontologias criadas, da utilização do ambiente Java, do suporte a ontologia de diversos idiomas e da possibilidade de uso da versão free do software.


Apesar disso, a ferramenta possui desvantagens, como o difícil acesso mesmo com a versão free, a similaridade de ferramentas disponíveis, não suporte a backup de ontologias e perda de informações nas versões de ontologias traduzidas.


Por fim, concluo que existe uma grande quantidade de informações tanto na Web como fora dela, e para ajudar a gerenciar e entender tais informações pode-se usar as ontologias de forma a auxiliar na representação hierárquica de conhecimentos advindos destas informações, mostrando o grau de relacionamento entre eles. Para tal, as ferramentas de ontologia vêm para facilitar o processo, permitindo que as ontologias sejam criadas e disponibilizadas na Internet permitindo a usabilidade destas perante uma quantidade ilimitada de usuários.


LABORATÓRIO DE BASE DE DADOS


Título do projeto: Banco de dados da Comissão Orientadora de Estágios do curso de Gestão da Informação


Professor Orientador: Doutor Egon Walter Wildauer


Autora: Ana Claudia Gelenski


Palavras-chave: Recuperação da Informação; Transmissão de Informação; Banco de dados.


Este projeto foi feito no 3º ano do curso, especificamente no 5º período e teve como objetivo interligar um banco de dados MySQL num site da Internet, utilizando para tal o servidor disponibilizado pelo professor.


Utilizei o tema relacionado com a Comissão Orientadora de Estágios do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ou seja, o banco de dados deveria reunir informações relacionadas a empresas que oferecem vagas de estágio aos alunos do curso, quais os alunos que já estavam estagiando, as empresas integradoras que interligam a Universidade com a empresa que oferece a vaga, questões relacionadas aos contratos de estágio, aos estágios obrigatórios do curso bem como os não obrigatórios.


Além disso, no banco de dados deveria conter também aspectos referentes as atividades formativas que devem ser ter a participação dos alunos em pelo menos 80 horas obrigatórias, podendo ser cumpridas durante os quatro anos de curso.


O projeto deste banco de dados continha toda a formação técnica do mesmo, ou seja, o diagnóstico utilizado para levantar os requisitos e as informações que o banco iria conter, o processo de modelagem lógica dos dados, todas as tabelas e a interligação entre as mesmas, a normalização de cada tabela, as chaves primárias e secundárias utilizadas e por fim, os aspectos referentes ao modelo físico, ou seja, a interface vista pelo usuário do site.


Após a modelagem lógica, as tabelas eram copiadas para um servidor disponibilizado exclusivamente para tal. Durante este período elaborei também a interface do site que o usuário teria acesso, utilizando o software Dreamweaver 8, linguagem php e html para criar botões e definir cores ao site.


O último passo do projeto era fazer com que os dados que seriam preenchidos através do site fossem de fato armazenados no banco de dados já criado e também passíveis de recuperação.


O projeto foi concluído ao final do semestre, preenchendo todos os requisitos descritos no modelo lógico. No entanto, o site não está mais disponível, visto que o servidor era utilizado apenas para fins acadêmicos.


Ao final pude concluir que o banco de dados é muito útil, visto que permite que dados sejam armazenados e atualizados de forma mais eficiente, auxiliando na recuperação de informações e mantendo o processo interligado, garantindo que as informações não se encontrem dispersas, já que estarão concentradas no banco de dados.


INFORMAÇÃO E MARKETING


Título do projeto: Planejamento de Marketing para a Academia Pró-Força


Professor Orientador: Newton Corrêa de Castilho Junior


Autores: Ana Claudia Gelenski, Juliana Moraes, Lenísia Monteiro, Marcel Cordeiro e Rosa Luiza Brites Shtorache


Palavras-chave: Plano de Marketing; Gerenciamento de Marketing; Crescimento de Mercado.


Projeto realizado no 2º ano de curso cujo objetivo era fazer o gerenciamento de informações de marketing da Academia Pró-Força.


A Academia Pró-Força era nova no mercado e não possuía um meio de distribuir e controlar suas informações. Para tal propomos a criação de um site que apresentasse a academia e que pudesse ser facilmente atualizado. Aliado a isso seguimos a estratégia de diferenciação da academia no tocante as informações.


O site proposto foi baseado nos 4 P's de marketing, produto, preço, praça e promoção. Em relação ao produto, o site mostraria informações baseadas na pesquisa de marketing feita com o público-alvo da academia: pessoas entre 20 e 40 anos que moram no mesmo bairro em que se situa a academia ou em regiões próximas.


Quanto a praça, não haveria um canal de distribuição do site, mas sim um canal de comunicação: Internet. A promoção utilizaria vários meios para a divulgação do site, tais como panfletos, anúncios em jornais e no rádio.


Já o preço, seria baseado no valor já utilizado pela academia sem deixar de lado preço da concorrência bem como a demanda de utilização da Pró-Força.


Por fim, para entender o quanto a academia deveria investir em marketing fizemos uma projeção de custos que embasaria todo o plano de marketing caso ele fosse realmente implantado.


Com o término do projeto concluímos que um bom plano de marketing é imprescindível, pois os setores de mercado estão crescendo e com isso a concorrência está se aumentando. Logo, as empresas que lucrarão no futuro são aquelas que souberem passar aos clientes informações que satisfaçam suas necessidades, e para tal o plano de marketing visa atender os clientes e fazer com que a empresa se destaque perante a forte concorrência.


INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIA


Título do projeto: Estratégia aplicada a empresa Canilto Serviços de Obras Civis Ltda


Professor Orientador: Newton Corrêa de Castilho Junior


Autores: Ana Claudia Gelenski, Debora Czornobai Ferrari, Gabriela Rodrigues Dauricio e Rosa Luiza Brites Shtorache


Palavras-chave: Posicionamento de mercado; Estratégia de diferenciação.


Este projeto foi feito no 3º ano do curso e teve como objetivo a criação de estratégias que ajudassem a empresa estudada a crescer e obter um melhor posicionamento no mercado. A Canilto é uma empresa que se situa num ambiente de muita rivalidade, onde a disputa pelos clientes acontece através dos preços.


De acordo competências essenciais da empresa em reformas em geral e no gerenciamento de projetos, foram adotadas estratégias de negócio, crescimento e colaboração de forma a permitir que a Canilto se posicione melhor no mercado em que compete e que adquira mais clientes.


A estratégia de negócio teve o foco na diferenciação, onde os serviços prestados pela empresa teriam mais qualidade e segurança, diferente do resto do mercado que tem foco na liderança por custos.


Já a estratégia de crescimento teve como meta aumentar a participação da Canilto no mercado do setor de construção civil.


Por fim, a estratégia de colaboração buscou uma aliança estratégica sem a participação acionária dos fornecedores da Canilto. Esta colaboração permitiria que a empresa obtivesse matéria-prima independente das condições do mercado e em troca, os fornecedores teriam para quem vender seus produtos sem deixá-los de lado durante uma instabilidade de mercado.


Através deste projeto, concluímos que toda empresa deseja crescer e posicionar-se no mercado de forma a obter mais clientes e lucro do que os concorrentes. Para tal, é necessário que esta estude o ambiente ao qual se insere e adote estratégias que a levem a seguir o caminho almejado.


Somente com a formulação de estratégias bem definidas que as empresas poderão aproveitar oportunidades advindas do mercado ao qual competem e também se sobressair perante a concorrência.


INFORMAÇÃO, CULTURA E TECNOLOGIA


Título do projeto: Rádio e Informação


Professora Orientadora: Doutora Leilah Santiago Bufrem


Autores: Ana Claudia Gelenski, Gabriela Rodrigues Dauricio, Marcel Cordeiro e Rosa Luiza Brites Shtorache


Palavras-chave: Rádio no Brasil; Transmissão da Informação;


Este projeto foi feito no primeiro ano do curso, e teve como objetivo principal apresentar a influência do Rádio na transmissão de informações na Sociedade Brasileira.


No ano de 1923 o rádio foi introduzido no Brasil, e na década de 40 chamada "Época de Ouro no Rádio" é que este meio de comunicação se tornou um verdadeiro avanço tecnológico.


A partir dai, todas as décadas subsequentes utilizaram o rádio para comunicação de informações para a Sociedade Brasileira.


Atualmente outros meios de transmissão são utilizados, tais como a televisão e a Internet. Diante disso, analisamos se o rádio ainda exerce influência na transmissão de informações mesmo com todo o avanço tecnológico da época atual.


De acordo com a pesquisa realizada perante as classes sociais, observamos que o rádio é utilizado pela população com um nível econômico mais elevado somente para entretenimento, visto que a busca por informações é feita pela Internet. As demais classes ainda utilizam o rádio como meio de se manterem informados.


Este fato também é apontado na pesquisa por faixa etária, onde os jovens utilizam o rádio para entreter-se e as pessoas com mais idade utilizam como meio de obter informações.


Perante as localidades geográficas do país, observou-se que o rádio é utilizado de forma diferenciada, em alguns locais tem uso mais reservado dando-se preferência para a televisão e a Internet, enquanto que em outros, o rádio é o principal meio de transmissão de informações visto que a televisão e a Internet ainda não possuem alcance a estes locais mais distantes.


Sob o quesito da profissão, a maioria das pessoas utiliza meios de transmissão de informações mais atuais do que o rádio, devido a rapidez na passagem e no recebimento destas informações. O rádio é, portanto, um meio de entretenimento.


Diante de todos os aspectos estudados concluímos que o rádio ainda é utilizado no Brasil, mas não com o mesmo objetivo para o qual foi criado: transmitir informações. Este fato se deve, pois outros meios de comunicação foram criados, e estes assumem maior importância devido à rapidez e simplicidade que exercem na comunicação, tornando-se mais ágil do que o rádio. Este, portanto não foi esquecido, mas continua sendo usado como forma de entretenimento.